Comunicação

Notícias BERC-Luso

BERC-Luso

1ª sessão do Fórum de Debate – As máscaras comunitárias: fabrico, acesso e utilização

Maio de 2020

A 15 de maio decorre a primeira sessão do Fórum de Debates online “As melhores práticas internacionais em tempo de pandemia”, com o tema “As máscaras comunitárias: fabrico, acesso e utilização”. A sessão decorre com a participação de 15 formandos do Projecto BERC-Luso, e consiste numa curta intervenção da Professora Maria do Céu Patrão Neves, Coordenadora do BERC-Luso e do Dr. Jorge Batista, Gestor Executivo do Projecto BERC-Luso, sobre a utilização de máscaras no âmbito da pandemia de COVID-19, seguida de debate por todos os participantes presentes no evento. A intervenção foca as diferenças entre os vários tipos de máscaras de proteção, dispositivos médicos, equipamento de protecção individual e artigos têxteis, a sua utilização e indicação. Seguidamente, é disponibilizada informação sobre as máscaras comunitárias ou de uso social, nomeadamente a sua correta utilização, certificação e uso de forma disseminada na população, nomeadamente recursos disponíveis em língua portuguesa da Direção-Geral da Saúde de Portugal e o INFARMED.

Os participantes de cada país podem partilhar as suas experiências nacionais, nomeadamente no que se refere à certificação nacional destes artigos, as políticas implementadas em cada país, assim como o acesso a estes produtos.

Por fim, e respondendo a um pedido anterior dos participantes, é partilhado um conjunto de recursos sobre o papel dos farmacêuticos desempenhado na pandemia de COVID-19, disseminando os recursos em língua portuguesa da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), consistindo em material de promoção da saúde, protocolos de intervenção e material informativo sobre a infecção por SARS-CoV-2.


BERC-Luso

Lançamento do Fórum de Debates online “As melhores práticas internacionais em tempo de pandemia”

Maio de 2020

A situação de pandemia que o mundo atravessa determinou profundas alterações em todas as modalidades de actividade individual e social, obrigando a um esforço constante de adaptação às novas realidades e de resposta às actuais necessidades. O BERC-Luso acompanha também esta dinâmica. Neste contexto, o BERC-Luso, fiel ao seu desígnio de capacitação ética e regulamentar no âmbito da biomedicina e querendo contribuir para a melhor resposta dos parceiros às exigências extraordinárias do tempo de pandemia, organiza um Fórum de Debates temáticos, sob a designação comum “As melhores práticas em tempo de pandemia”.

Os Fóruns constarão de uma breve introdução temática pelo responsável da sessão em causa, seguidos de debate entre todos os participantes.

Programa:

Maio, 15 (12h-13h/Lisboa)

– As máscaras comunitárias: fabrico, acesso e utilização -
Dr. Jorge Batista e Prof.ª Doutora Patrão Neves

Maio, 22 (12h-13h/Lisboa)

– Consentimento informado em tempo de pandemia: assistência clínica e investigação biomédica -
Prof.ª Doutora Patrão Neves e Prof.ª Doutora Alexandra Ribeiro

Maio, 29 (12h-13h/Lisboa)

– Investigação clínica: procedimentos em tempo de pandemia-
Dr. Rui Ivo e Prof.ª Doutora Alexandra Ribeiro

Junho, 5 (12h-13h/Lisboa

– Investigação clínica e inovação -
Prof.ª Doutora Ana Paula Martins e Prof. Doutor Helder Mota Filipe


BERC-Luso

Reunião online com os formandos da República de Moçambique

Maio de 2020

A coordenação do BERC-Luso reúne no dia 12 de Maio de 2020 com os formandos da República de Moçambique , através de plataforma electrónica, onde participam a Dr.ª  Telma Chicuamba, Dr. Abrão Lemos, Dr.ª Célia Matavele, Dr. Jamal Paulino e a Dr.ª Merana Mussá.

O objectivo da presente reunião é auscultar as necessidades dos países parceiros nesta fase de combate ao novo coronavírus, mantendo o contacto entre os países parceiros e  o projecto BERC-Luso e promovendo a organização de fóruns de discussão temáticos.


BERC-Luso

Reunião online com os formandos da República de Angola

Maio de 2020

A coordenação do BERC-Luso reúne no dia 7  de Maio de 2020 com os formandos da República de Angola, através de plataforma electrónica, onde participam a Dr.ª Jocelyne Vasconcelos, a Dr.ª Isabel Malungue e o Dr. Adelino Quiteque.

O objectivo da presente reunião passa por auscultar as necessidades dos países parceiros nesta fase de combate ao novo coronavírus, mantendo um elo de ligação entre os países parceiros e o projecto BERC-Luso, assim como a promoção de fóruns de discussão.


BERC-Luso

Reunião online com os formandos da República de Cabo Verde

Maio de 2020

A coordenação do BERC-Luso reúne no dia 6 de Maio de 2020 com os formandos da República de Cabo Verde, através de plataforma electrónica, onde marcam presença a Dr.ª Maria de Lourdes Monteiro, a Dr.ª  Lenira Centeio, a Dr.ª Ester Oliveira, a Dr.ª Sheila Monteiro e a Dr.ª Maria do Céu Teixeira. O objectivo da presente reunião é auscultar as necessidades dos países parceiros nesta fase de combate ao novo coronavírus, bem como a promoção de fóruns de debate que visem a discussão de temas pertinentes para todos os países parceiros.


BERC-Luso

Reunião online com os formandos da República da Guiné-Bissau

A coordenação do BERC-Luso reúne no dia 6 de Maio de 2020 com os formandos da República da Guiné-Bissau, através de plataforma electrónica, onde participam a Dr.ª Zeferina Costa, o Dr. Mouhammed Ahmed e o Dr. Cesário Martins.

O objectivo da presente reunião é auscultar as necessidades dos países parceiros nesta fase de combate ao novo coronavírus, mantendo o contacto entre os países parceiros e  o projecto BERC-Luso e promovendo a organização de fóruns de discussão temáticos.


BERC-Luso

Reunião online com os formandos da República Democrática de São Tomé e Príncipe

Maio de 2020

A coordenação do BERC-Luso reúne no dia 5 de Maio de 2020 com os formandos da República Democrática de São Tomé e Príncipe, através de plataforma electrónica, onde marcam presença a Dr.ª Semôa Espírito Santo e o Dr. Jeryson Ramos. O objectivo da presente reunião é auscultar as necessidades dos países parceiros nesta fase de combate ao novo coronavírus, bem como a promoção de fóruns de debate que visem a discussão de temas pertinentes para todos os países parceiros, mantendo um elo de comunicação entre os países.


BERC-Luso

Resultados da avaliação da Acção de Formação

Março de 2020

A Acção de Formação do BERC-Luso, decorrida entre 17 a 22 de Fevereiro na Cidade da Praia (Cabo Verde), com o tema “Investigação Biomédica e Ensaios Clínicos: capacitação regulamentar e ética”, teve uma avaliação global bastante positiva, tendo sido considera pelos formandos, formadores e parceiros, como um verdadeiro sucesso!

Os resultados da avaliação da Acção de Formação, recolhida através de questionário anónimo e voluntário preenchido pelos formandos no final da Acção de Formação, encontra-se disponível aqui.

A Coordenação do BERC-Luso gostaria de agradecer a todos os formandos, formadores, parceiros, e instituições envolvidas, que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.


BERC-Luso

Sessão de Celebração de Compromisso junta países parceiros do BERC-Luso, a OMS e a UNESCO

Na tarde do último dia de trabalhos, a 22 de Fevereiro, decorre a Sessão de Celebração de Compomisso da Acção de Formação do Projecto BERC-Luso. O principal objectivo desta sessão é celebrar o compromisso de todos os participantes dos países parceiros do BERC-Luso, em relação às melhores práticas em cuidados de saúde e em investigação clínica, a implementar no presente e no futuro, formulado sob a designação da “Declaração de Compromisso”.

A Sessão inicia-se com um debate moderado pelo Prof. Helder Mota Filipe e acolhendo o Dr. Andreas Reis, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Professora Dafna Feinholz, representante da UNESCO. Os participantes dos países parceiros têm assim a oportunidade de esclarecer questões sobre as actividades destas organizações e explorar eventuais pontos de colaboração.

Seguidamente, representantes dos vários países parceiros do BERC-Luso apresentam as Declarações de Compromisso: Dr. Mamba Sampaio (Angola), Dr. Victor Gomes (Guiné Bissau), Dr.ª Telma Chicuamba (Moçambique), Dr.ª Semôa Sousa (São Tomé e Príncipe), e por parte de Cabo Verde Dr.ª Lenira Centeio, Dr.ª Maria de Lourdes Monteiro e Professora Antonieta Martins. Estas Declarações de Compromisso traduzem um conjunto de acções a serem desenvolvidas nos vários países, com o objectivo de melhorar as condições e capacidade instalada para o desenvolvimento de investigação biomédica e ensaios clínicos.

Os formandos de todos os países entregam formalmente aos representantes da OMS e da UNESCO, Dr. Andreas Reis e Professora Dafna Feinholz, respectivamente, uma proposta de parceria para o apoio e capacitação nas áreas de revisão ética e regulamentar, assim como solicitam suporte em ações concretas. Por sua vez, os representantes das instituições internacionais entregam formalmente a todos os formandos da Acção de Formação um documento contendo um conjunto de publicações e material didático, fundamental para a capacitação destes profissionais e dos seus países. A parceria firmada entre Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, a Organização Mundial da Saúde e a UNESCO, permitirá o estabelecimento de pontos de contacto directo com o apoio à prossecução de iniciativas de capacitação na área de revisão ética e regulamentar nos diversos países.

O Encerramento da Sessão é feito pela Coordenadora do BERC-Luso, Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves, e pelo Gestor Executivo do Projecto, Dr. Jorge Batista.


BERC-Luso

Organização Mundial da Saúde e UNESCO envolvidas na capacitação dos países parceiros do BERC-Luso

Fevereiro de 2020

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Andreas Alois Reis, dinamiza a sessão sobre “Ética em Saúde Global”, na manhã do dia 22 de Fevereiro. Seguidamente, a Professora Dafna Feinholz, representante da UNESCO, lecciona a sessão sobre “Bioética e Ética na Ciência e Tecnologia”. Ambas as sessões têm como objetivo dar a conhecer a acção da OMS e da UNESCO no âmbito da capacitação ética e regulatória no domínio assistencial e de investigação biomédica, apresentando assim os principais programas implementados por estas instituições nestes domínios.


Página 4 de 6

Registe-se para receber a Newsletter

BERC-Luso

Ao clicar Registar E-mail está a aceitar a Política de Privacidade do projecto Berc-Luso.