Comunicação

Eventos / Participações

First sample image

Mini Cimeira África-Europa: “Avaliação ética da investigação: desafios e oportunidades vividos por especialistas africanos e europeus”

25 de Maio

O Projecto BERC-Luso estará presente na Mini Cimeira África-Europa que decorrerá no dia 25 de Maio, com o tema “Avaliação ética da investigação: desafios e oportunidades vividos por especialistas africanos e europeus” (Health research and ethics assessment: challenges and opportunities experienced by African and European experts). O evento é organizado pela Embassy of Good Science e pela EUREC (European Network of Research Ethics Committees) e tem por objectivo fomentar a partilha de experiências sobre os desafios da avaliação ética na investigação com um enfoque particular na educação e no ensino para ética, a independência das Comissões de Ética e os desafios éticos na investigação durante emergências de saúde pública, e desafios práticos.



First sample image

Congresso Nacional dos Farmacêuticos

26 a 28 Novembro

A Coordenadora do Projecto BERC-Luso, Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves, participa, no dia 28 de Novembro, no Congresso Nacional dos Farmacêuticos, organizado pela Ordem dos Farmacêuticos, fazendo parte de um painel de oradores de excelência, na sessão "Globalização e Saúde dos Migrantes"

Nesta sessão, a Prof. ª Patrão Neves apresenta o Projecto BERC-Luso nos seus objectivos gerais e nos desafios que se colocam à sua prossecução perante a pandemia COVID-19, destaca as iniciativas realizadas e não previstas inicialmente no Projecto e insiste ainda sobre os requisitos a cumprir para potencializar os impactos positivos do BERC-Luso a médio e longo prazo.”

First sample image

79th FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences

22 a 26 de Setembro 2019, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
abudhabi2019.congress.pharmacy/

O BERC-Luso foi selecionado para participar no 79th FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, sob o tema «New horizons for pharmacy – Navigating winds of change», que se realiza de 22 a 26 de Setembro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, com a apresentação do poster “Building Biomedical Ethics / Regulatory Capacity in Portuguese Speaking African Countries: BERC-luso”, por Jorge Batista.

Descarregar o poster

First sample image

XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

3 a 5 de Outubro 2018, Cidada da Praia, Cabo Verde.

O BERC-Luso, participou no XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, sob o tema «O Farmacêutico nos Sistemas de Saúde», que se realizou de 3 a 5 de Outubro, na Cidada da Praia, em Cabo Verde, com a apresentação do poster “Projecto de Capacitação Ética e Regulamentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (BERC-Luso)”, por Jorge Batista.

Descarregar o poster

First sample image

Ninth EDCTP Forum

17 a 21 de Setembro 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O BERC-Luso, participou no Ninth EDCTP Forum, que se realizou de 17 a 21 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a apresentação do poster “Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Buiding for Portuguese Speaking Countries (BERC-Luso)”, por Maria do Céu Patrão Neves.

Descarregar o poster


Notícias

3ª sessão do Fórum de Debate – Investigação clínica: procedimentos em tempo de pandemia

Maio de 2020
A sessão foi iniciada pela coordenadora do projeto Profª Doutora Maria do Céu Patrão Neves, que deu as boas vindas a todos os participantes e introduziu o tema. O Dr. Joel Passarinho começou por descrever os procedimentos requeridos pelo Infarmed no que diz respeito à condução de ensaios clínicos em condições de pandemia. Estas orientações visam garantir que os profissionais de saúde possam estar concentrados nas suas atividades clínicas e consequentemente simplificar alguns procedimentos na condução dos ensaios clínicos, assegurando, no entanto, a proteção dos participantes. De acordo com as instruções do Infarmed, foi deixada à consideração do promotor em articulação com os investigadores a adoção de procedimentos adequados a cada situação. Estas orientações contemplam, por exemplo, a possibilidade de suspensão imediata dos ensaiou clínicos, do ajuste das visitas programadas dos doentes, da monitorização remota, ou até da dispensa dos medicamentos do estudo ao domicílio, entre outras. No contexto das disposições do Infarmed, está prevista a notificação imediata em situações de interrupção do tratamento dos participantes; nos restantes casos, pede-se um relatório final com avaliação de impacto a submeter após término da pandemia. Seguidamente, a Profª Doutora Maria Alexandra Ribeiro referiu que a CEIC tem procedimentos semelhantes, diferindo essencialmente na necessidade de uma notificação atempada de todas as alterações à condução do estudo resultantes da pandemia que permitisse uma monitorização e avaliação regular das medidas implementadas.