Comunicação

Notícias BERC-Luso

Audience of BERC-Luso Coordination with São Tomé and Príncipe Ambassador

Audiência do Embaixador de São Tomé e Príncipe à Coordenação do BERC-Luso

Outubro de 2019

Decorre, no dia 30 de Outubro, a audiência concedida pelo actual Sr. Embaixador de São Tomé e Príncipe, Dr. António Quintas Espírito Santo, à coordenação do BERC-Luso representada pela Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves. A Sr.ª Ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Dr.ª Elsa Maria Teixeira de Barros Pinto, tem a deferência de estar presente durante esta reunião em que é reforçada a vontade de São Tomé e Príncipe integrar formalmente o BERC-Luso.  


FIP

BERC-Luso no 79th FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences

Setembro de 2019

O BERC-Luso participou com sucesso no Congresso Mundial de Farmácia e de Ciências Farmacêuticas, que se realizou entre 22 e 26 de Setembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tendo sido apresentado, pelo Dr. Jorge Batista, um trabalho científico sob o formato de poster, com o título “Building Biomedical Ethics / Regulatory Capacity in Portuguese Speaking African Countries: BERC-luso”.

 Este póster apresentou já resultados alcançados pelo BERC-Luso neste primeiro ano de trabalho, especificamente o Estudo Legislativo Comparativo entre as legislações em matéria de investigação biomédica dos países parceiros e as boas práticas internacionais. O estudo legislativo e o acompanhamento que as entidades políticas representantes dos países parceiros lhe têm dispensado, constituem condições favoráveis para a construção de um quadro legal mais consolidado com vista à capacitação ética e regulamentar no domínio da investigação biomédica dos PALOP.

O balanço é positivo.

Descarregar o poster


Simpósio BERC-Luso analisa as melhores práticas internacionais de investigação clínica

Junho de 2019

O Infarmed acolhe, no dia 6 de junho, no seu auditório, o Simpósio do projeto BERC-Luso que aborda “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.
www.berc-luso.com/simposio/


Workshop “As boas práticas internacionais para a investigação biomédica: requisitos ético-jurídicos”

Junho de 2019

O BERC-Luso organiza o Workshop “As boas práticas internacionais para a investigação biomédica: requisitos ético-jurídicos”, durante os dias 3 a 5 de Junho de 2019, no Infarmed, em Lisboa. Este workshop integra-se no “Programa de Acção 1: Legislativo” e reúne a equipa de juristas do BERC-Luso. .
mais informação


Audiência do Embaixador de São Tomé e Príncipe à Coordenação do BERC-Luso

Março de 2019

Decorre, no dia 22 de Março de 2019, a audiência concedida pelo Senhor Embaixador de São Tomé e Príncipe, Dr. Luís Viegas, à Coordenação do BERC-Luso, representada pela Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves e pelo Dr. Jorge Batista, durante a qual é apresentado o projecto e manifestado o interesse de São Tomé e Príncipe poder vir ainda a integrar formalmente o BERC-Luso.


Reunião com os Assessores das Embaixadas de Angola e Cabo Verde

Fevereiro de 2019

Decorre, no dia 21 de Fevereiro de 2019, na Ordem dos Farmacêuticos, uma reunião com os senhores Assessores das Embaixadas dos países parceiros do projecto, comparecendo o Dr. João Bastos, de Angola (à esquerda na foto), e a Dra. Sónia Martins (a meio na foto) e a Dra. Filomena Lopes (á direita na foto), de Cabo Verde. Os representantes da Guiné-Bissau e de Moçambique sofreram impedimentos, mas mantiveram-se informados. O principal objectivo da reunião é a organização do Simpósio de BERC-Luso.


Audiência do Embaixador de Moçambique à Coordenação do BERC-Luso

Janeiro de 2019

Decorre, no dia 9 de Janeiro de 2019, a audiência concedida pelo Senhor Embaixador de Moçambique, Dr. Joaquim Simeão Bule, à Coordenação do BERC-Luso, representada pela Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves e pelo Dr. Jorge Batista, durante a qual é apresentado este projecto e solicitada colaboração para o seu desenvolvimento, prontamente concedida.


Audiência do Embaixador de Cabo Verde à Coordenação do BERC-Luso

Janeiro de 2019

Decorre, no dia 9 de Janeiro de 2019, a audiência concedida pelo Senhor Embaixador de Cabo Verde, Dr. Eurico Correia Monteiro, à Coordenação do BERC-Luso, representada pela Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves e pelo Dr. Jorge Batista, durante a qual é apresentado este projecto e solicitada colaboração para o seu desenvolvimento, prontamente concedida.


1ª REUNIÃO DO ÓRGÃO EXECUTIVO DO CONSELHO PORTUGUÊS

Novembro de 2018

Realiza-se a 15 de Novembro, a 1ª Reunião do Órgão Executivo do Conselho Português, onde marca a sua presença os seguintes membros das entidades beneficiárias (foto da esquerda para a direita): a Prof.ª Doutora Carla Torre (OF), a Prof.ª Doutora Maria Alexandra Ribeiro (CEIC), o Dr. Eduardo Pereira (OF), a Prof.ª Doutora Maria do Céu Patrão Neves (Coordenadora do Projecto BERC-Luso), a Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado (INFARMED), a Dr.ª Joana Martins (Assistente Projecto BERC-Luso), a Dr.ª Sandra Pereira (IB-UCP) e a Prof.ª Doutora Joana Araújo (IB-UCP).


BERC-Luso no XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Outubro de 2018

O BERC-Luso participa no XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, entre 3 e 5 de Outubro, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, com a apresentação do poster sobre “Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building for Portuguese Speaking Countries (BERC-Luso), sob o tema “O Farmacêutico nos Sistemas de Saúde”, pelo gestor executivo do projecto Dr. Jorge Batista.


BERC-Luso no Ninth EDCTP

Setembro de 2018

O BERC-Luso participa no Ninth EDCTP Forum, entre 17 e 21 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal, com a apresentação do poster sobre “Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building for Portuguese Speaking Countries (BERC-Luso), pela coordenadora do projecto, Professora Maria do Céu Patrão Neves.


Registe-se para receber a Newsletter

BERC-Luso

Ao clicar Registar E-mail está a aceitar a Política de Privacidade do projecto Berc-Luso.