Comunicação

Notícias BERC-Luso

BERC-Luso

BERC-LUSO VISITA CABO VERDE

No seguimento do périplo pelos países parceiros africanos, uma equipa de coordenação do BERC-luso estará em Cabo Verde entre os dias 6 e 10 de Abril.

O plano da visita incluirá reuniões com autoridades nacionais do país e audiências com o poder político, um encontro com o embaixador de portugal, um evento público sobre ensaios clínicos e investigação biomédica com a participação da equipa do berc-luso de Cabo Verde e da coordenação do berc-luso e visitas a diversas entidades nacionais relevantes para o projeto.

Poderá aceder ao programa do evento público aqui 

Esta sessão terá transmissão em direto através da ligação zoom:

Tópico: A Importância da Investigação Biomédica em Cabo Verde

Hora: 8 abr. 2022 09:00 da manhã Ilhas Cabo Verde

Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/83167816011?pwd=MHhzNkYwbzlIRU4wYVYvT21xQ05GUT09
ID da reunião: 831 6781 6011
Senha de acesso: 818830


BERC-Luso

BERC-LUSO VISITA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Nos quatro dias de intenso trabalho, a equipa do BERC-Luso reuniu-se com a Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe (Filomena Monteiro), com o Vice-Presidente da Assembleia Nacional da República de São Tomé e Príncipe (Guilherme Octaviano), com o Bastonário da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe (Celso Matos), com a Comissão de Ética do Ministério da Saúde da qual fazem parte dois membros da equipa local do BERC-Luso, e ainda teve uma audiência na Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe com o Embaixador Rui Carmo e com a Adida para a Cooperação da Embaixada (Paula Pereira).

Foram ainda realizadas diversas visitas a estruturas estratégicas para a implementação do projecto, nomeadamente o Laboratório Nacional de Referência Tuberculose/VIH e o Departamento Farmacêutico.

A momento chave da visita foi a realização do Atelier sobre ensaios clínicos e investigação biomédica em São Tomé e Príncipe que decorreu no Centro Cultural Português, com a participação de mais de 50 profissionais e estudantes das mais variadas áreas das ciências da saúde, ciências sociais e outras. Os painéis de debate foram muito participados, tendo-se registado um interesse muito grande dos intervenientes e com apresentações de elevado nível debate interessado, para além dos muito significativos discursos de abertura e encerramento.

            A visita oficial da Coordenação do BERC-Luso a São Tomé e Príncipe foi um sucesso assinalável, superando as expectativas inicialmente traçadas.

Os próximos passos para conseguir a definição de uma legislação robusta na área das instituições competentes (Autoridade Reguladora do Medicamento e Comissão de Ética), assim como os seus regulamentos, passam agora pelo envolvimento do poder político e sensibilização para este tema.


BERC-Luso

BERC-Luso no programa televisivo “Diálogo à tarde” na TVS em São Tomé e Principe

No âmbito da visita a São Tomé e Príncipe no passado mês de Março, elementos da Coordenação do BERC-Luso e BERC-Luso São Tomé e Príncipe participaram no programa televisivo “Diálogo à tarde” da TVS. Entrevistados pelo jornalista Maximino Carlos, a Coordenadora do Projeto BERC-Luso, Maria do Céu Patrão Neves, e os membros do BERC-Luso STP Semôa Santos e Jeryson Ramos, partilharam os principais objetivos do Projeto, a sua implementação em São Tomé e Príncipe, e os resultados esperados do impacto do Projeto no país.

O Programa Televisivo “Diálogo à Tarde” na TVS é um espaço de discussão sobre os mais variados temas de interesse para a sociedade são-tomense, sendo um local privilegiado de comunicação à população em geral.


BERC-Luso

BERC-LUSO EM SÃO TOMÉ E PRINCIPE 28 de Fevereiro a 4 Março de 2022

A equipa de coordenação do BERC-Luso visitará cada um dos países parceiros, cumprindo os requisitos do projecto para avaliar os seus impactos reais em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe. Ao mesmo tempo, os formandos do BERC-Luso em cada um dos seus países, estão a preparar um programa para promover e divulgar o projecto no seu país mas, acima de tudo, para formar os colegas, que serão futuros intervenientes nas acções desenvolvidas. Este será um programa exigente a preparar em equipa, com antecipação e dedicação, e adequado ao público-alvo.

Este último pacote de trabalho visa aprofundar os níveis de ligação entre todos os parceiros e os da divulgação externa do projecto, consolidando bases duradouras e sustentáveis para um intercâmbio eficaz e alargado, assegurando actualizações constantes e educação e formação contínuas.

A primeira visita oficial terá lugar em São Tomé e Príncipe entre 28 de Fevereiro e 4 de Março.

O plano da visita incluirá reuniões com autoridades nacionais do país e audiências com o poder político, um encontro com o embaixador de Portugal, um evento público sobre ensaios clínicos e investigação biomédica com a participação da equipa do BERC-Luso de São Tomé e Príncipe e da coordenação do BERC-Luso e visitas a diversas entidades nacionais relevantes para o projeto.

Visite o website www.berc-luso.com para se manter a par dos últimos desenvolvimentos deste projecto!


BERC-Luso

BERC-Luso in the 10th EDCTP Forum Equity in research for health

O EDCTP tem procurado promover o fortalecimento da relação entre África e Europa, ainda marcada por fortes diferenças ao nível da investigação científica.

O BERC-Luso, através das suas actividades, tem procurado atenuar estas diferenças, colaborando com os 5 países africanos parceiros do projecto (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) de modo a facilitar que estes desenvolvam e reforcem os sistemas nacionais de regulação de medicamentos e as capacidades para a revisão ética da investigação clínica. Durante o Fórum, o projecto foi muito elogiado, nomeadamente por se tratar de um dos poucos que envolve países africanos de língua oficial portuguesa, frequentemente excluídos de projectos internacionais.


BERC-Luso

webinar - O circuito dos medicamentos nos ensaios clínicos e a proteção dos participantes

Decorreu, no passado dia 08 de Julho, o último webinar dedicado à análise de casos, apresentado pelo Prof. Helder Mota Filipe com o tema “O circuito dos medicamentos nos ensaios clínicos e a proteção dos participantes”.

Foram apresentados os fatores basilares para garantir a qualidade do circuito do medicamento, os seus princípios fundamentais, as condições físicas, os recursos humanos com formação específica em boas práticas clínicas e boas práticas de farmácia, promovendo a garantia de uma implementação adequada, com vista à proteção dos participantes, à robustez, qualidade e integridade dos dados gerados no ensaio clínico.

Outro assunto abordado foi as responsabilidades do promotor do ensaio, não só durante o ensaio, mas também após o término do mesmo, nomeadamente com o acompanhamento e monitorização dos participantes.

Foi ainda abordada a nova realidade dos ensaios clínicos face à pandemia de COVID-19, a necessidade de adaptação, os direitos do participante, o tempo record em que as vacinas foram conseguidas, a testagem de medicamentos já existentes e os novos fármacos. Novamente a questão do consentimento informado nestas situações limites foi discutido.

O Prof. Helder Mota Filipe terminou a sua intervenção deixando vários pontos para discussão: como aumentar o número de ensaios clínicos nos PALOPs; como criar as condições necessárias para a execução dos mesmos; como resolver os requisitos materiais e de recursos humanos nas principais instituições hospitalares e qual a possível contribuição do BERC-Luso para ultrapassar estas questões. O webinar contou com uma participação massiva de todos os países envolvidos, o que permitiu uma ampla discussão das questões propostas.  Considerando que este foi o último webinar antes do estágio presencial em Lisboa, o Prof. Helder deixou o desafio de organizar um ensaio piloto nos diversos países. Certamente que este será um tema amplamente discutido na semana de 12 a 18 de Setembro.


BERC-Luso

ESTÁGIO: De praxis | Formação na CEIC e INFARMED. I.P.

O estágio do Projecto BERC-Luso, com o tema “Investigação Biomédica e Ensaios Clínicos: Capacitação Regulamentar e Ética”, irá decorrerá de 12 a 18 de Setembro, em Lisboa, na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED) e na Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC).

Este estágio consiste num projecto de formação prática de 6 dias, num total de 50 horas de contacto. O programa pode ser consultado no link abaixo.

O estágio decorrerá em sistema presencial, garantindo todas as precauções e restrições no âmbito do controlo da pandemia contra a COVID-19.

Programa: descarregar


BERC-Luso

WEBINAR CEIC

Decorreu, no passado dia 17 de Junho, mais um webinar dedicado à análise de casos, apresentado pela Prof.ª Doutora Maria Alexandra Ribeiro. O webinar focou um caso de um ensaio clínico prospetivo, aleatorizado (1:1) aberto e multicêntrico fase IIIb/IV para avaliar a eficácia e segurança do medicamento experimental em comparação com a prática clínica. O caso tinha por base um medicamento experimental capaz de reverter a anticoagulação devido a hemorragia não controlada ou com risco de vida. Com o caso apresentado pretendia-se discutir três questões principais: obtenção de consentimento para a participação no estudo face às suas especificidades, bem como dos doentes a incluir (situação de urgência); relação risco-beneficio aceitável em condições de impossibilidade de o doente prestar consentimento; e integridade/validade dos dados do estudo, pela possibilidade de viés nos resultados por inclusão exclusiva dos doentes menos graves capazes de consentir.

Foi um evento muito participado e embora a existência de ensaios clínicos ainda não seja uma realidade em todos os países que fazem parte do projecto, foi amplamente manifestado a vontade que estes comecem a ser uma realidade nacional. Um outro assunto que também foi amplamente discutido foi o consentimento informado, não só pelo modo como este pode/deve ser obtido nos ensaios clínicos mas em outras situações mais específicas, nomeadamente nos incapazes de consentir.

O próximo webinar está agendado para o dia 8 de Julho às 17:00 e a apresentação ficará a cargo do Prof. Doutor Helder Mota Filipe.


BERC-Luso

Webinar "Analise de Casos"

No próximo no dia 17 de Junho de 2021 irá decorrer mais um webinar dedicado à análise de casos práticos. 
A apresentação do caso ficará a cargo da Prof.ª Maria Alexandra Ribeiro (CEIC) e a moderação é da responsabilidade da Prof.ª Maria do Céu Patrão Neves.


BERC-Luso

Presença no BERC Luso na African-European Symposium: Challenges in Research Ethics Assessment

No passado dia 25 de Maio decorreu a Cimeira African-European Symposium: Challenges in Research Ethics Assessment, uma organização da Embassy of Good Science, em colaboração com EUREC, BERC-Luso, AfriEthique e LiberHetica. Este encontro, organizado em quatro sessões, cada uma com um tema específico, contou com a presença do BERC-Luso em três delas.

O evento teve como objectivo a partilha de experiências e perspectivas sobre os desafios da avaliação ética na investigação, entre especialistas africanos e europeus. Na primeira sessão, Ethical education and teaching, o BERC-Luso esteve representado com a participação de Angola (Jocelyne Neto Vasconcelos), Moçambique (Telma Chicuamba) e S. Tomé e Príncipe (Vânia Castro). A segunda sessão, Independence of research ethics committees, contou com a participação de Cabo Verde (Ester Delgado Oliveira) e Guiné-Bissau (Vitor Francisco Gomes) em representação do BERC-Luso. A participação do BERC-Luso terminou na sessão dedicada ao tema Research ethics challenges during public health emergencies, em que a apresentação ficou a cargo de Portugal (Maria do Céu Patrão Neves e Maria Alexandra Ribeiro).

No final de cada painel houve lugar para discussão, perguntas e respostas e até troca de experiências entre os diferentes países. O facto de envolver, países africanos e países europeus, permitiu dar a conhecer realidades, desafios e constrangimentos muito diferentes.

Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única para cada país mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do BERC-Luso.


Página 1 de 8

Registe-se para receber a Newsletter

BERC-Luso

Ao clicar Registar E-mail está a aceitar a Política de Privacidade do projecto Berc-Luso.