Comunicação

Organizações BERC-Luso

Simpósio “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, 6 de junho de 2019, no Infarmed, em Lisboa

O BERC-Luso organiza o Simpósio “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, no dia 6 de Junho de 2019, no Infarmed, em Lisboa.

Este Simpósio tem como objetivo a apresentação pública do Estudo Legislativo Comparativo, a discussão sobre as melhores práticas em matéria de investigação clínica, e a apresentação pública do site do Projecto.

A abertura do simpósio está a cargo do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, e da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, que testemunham o apoio do Governo e a relevância deste projeto para o reforço dos laços de cooperação entre os países da comunidade lusófona.

O programa do Simpósio inclui a apresentação das linhas gerais das atividades a desenvolver nos três anos do projecto, que prevê cinco programas de ação, o primeiro dos quais dedicado à legislação, no âmbito do qual se inclui um estudo legislativo comparativo do enquadramento ético e regulamentar na área da investigação clínica nos diferentes países. Este trabalho, apresentado pelos juristas do BERC-Luso, é debatido, durante um dos painéis do evento, tendo como objectivo a definição de um quadro ético e regulamentar comum e transversal aos diferentes países, que respeite as melhore práticas internacionais na área da investigação clínica. O Simpósio inclui também um painel com os Embaixadores e representantes oficiais das Embaixadas dos países parceiros do projecto.

O Simpósio é o primeiro ato público do projecto BERC-Luso, e também o momento para apresentação do website oficial do projecto, em www.berc-luso.com, que é a plataforma privilegiada de comunicação entre os países envolvidos no projeto.


Descarregar o programa do Simpósio

www.berc-luso.com/simposio/


Workshop “As boas práticas internacionais para a investigação biomédica: requisitos ético-jurídicos”, 3 a 5 de Junho de 2019, no Infarmed, em Lisboa.

O BERC-Luso organiza o Workshop “As boas práticas internacionais para a investigação biomédica: requisitos ético-jurídicos”, durante os dias 3 a 5 de Junho de 2019, no Infarmed, em Lisboa.

Este workshop integra-se no “Programa de Acção 1: Legislativo” e na prossecução do já realizado Estudo Legislativo Comparativo, destinando-se especificamente a:

- aprofundar a apreciação das actuais legislações nacionais dos países parceiros com as boas práticas internacionais

- desenvolvendo trabalho com vista à integração das normativas internacionais no direito nacional, em prol da sua futura implementação

O workshop reunirá a equipa de juristas do BERC-Luso, que integra juristas representantes dos países parceiros e juristas portugueses, acolhendo igualmente representantes das Embaixadas dos países parceiros em Portugal. Os trabalhos serão dinamizados por Maria do Céu Patrão Neves, Catedrática de Ética e coordenadora do Berc-Luso, João de Almeida Pedro, Senior Project Manager da Fundação Calouste Gulbenkian, Hélder Mota Filipe, Presidente do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos, Joana Fonseca e Castro, Directora do Gabinete Jurídico do Infarmed, Paula Martinho da Silva, coordenadora da equipa de juristas.


Descarregar o programa do Workshop